iArtigos - Visualizando artigo

Eleição para Delegado Sindical Banco do Brasil e Caixa

O Delegado Sindical é o representante da categoria em seu local de trabalho, fundamental na organização da luta e na mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. É eleito por seus próprios pares para representa-los diante das mais variadas demandas.

 

O eleito ou a eleita tem o dever de se manter atuante e em contato permanente com os bancários e bancárias de sua agência, além de discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato, que atuará em benefício coletivo.

 

Durante seu mandato, o Delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria ou mediante negociação e tem garantida a estabilidade no emprego durante até um ano após o término de sua representação.

 

O papel do Delegado Sindical

 

Um de seus principais papéis é manter o vínculo com a entidade sindical de sua base e desenvolver suas atividades de maneira independente da classe patronal, do Estado, do Governo, dos partidos políticos, dos credos religiosos e de agrupamentos de natureza não-sindical, respeitando a pluralidade e a diversidade existentes dentro de seu grupo.

O Delegado Sindical deve verificar com assiduidade se o banco está em cumprimento com os acordos, convenções, contratos coletivos, decisões normativas e, em caso de disparidade, intervir e denunciar as questões ao Sindicato. Além disso, é sua função encaminhar as deliberações dos trabalhadores e trabalhadoras dos fóruns legítimos do Sindicato, como por exemplo assembleias, congressos e conferências.

 

Processo Eleitoral

 

            O Sindicato dos Bancários de Limeira abrirá um novo processo eleitoral para escolha de delegados sindicais no Banco do Brasil e na Caixa, mandato dezembro/2019 a dezembro/2020. Conforme edital:  

 

Processo Eleitoral

 

            O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financeiros de Limeira, CNPJ nº 52.159.746/0001-46, por sua presidente, Ana Lúcia Ramos Pinto, comunica a todos os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, da base territorial deste Sindicato (Limeira e Iracemápolis) a abertura de processo para eleição de Delegado Sindical da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, com o seguinte cronograma:

 

  • Inscrições – 28 e 29 de Novembro de 2019.
  • Eleições    – 04 a 06 de Dezembro de 2019, nas agências Caixa e BB
  • Posse        – 06 de Dezembro – Caixa e 09 de Dezembro Banco do Brasil

Limeira, 18 de Novembro de 2019.

Ana Lúcia Ramos Pinto

Presidente

Fonte: SEEB Limeira


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

ligamos

fechar

ligamos
Informe seus dados: